06/09/10

Alimentação equilibrada no desporto - artigo da Dra. Margarida Meneses


A alimentação equilibrada e variada bem como a actividade física são importantes para todos aqueles que pretendem uma vida mais saudável.
Para aqueles que têm uma prática desportiva regular, como o basquete, a alimentação cuidada é chave de sucesso. Uma boa alimentação diminui a possibilidade de ocorrerem lesões musculares e articulares, perda de massa óssea ou a sua redução.
As necessidades em energia vão variar de acordo com as características individuais de cada atleta e ainda do tipo, frequência, intensidade e duração do treino.
O desportista, de uma forma geral, deverá ter uma alimentação bastante variada e evitar carências nutricionais em hidratos de carbono, vitaminas e minerais.
Começar sempre o dia com o pequeno-almoço e ao longo deste consumir bastantes frutas e hortícolas. A carne não deve ser ingerida em excesso pois não é esta que aumenta a capacidade muscular. Peixe e carnes brancas são os ideais.
A água é a bebida de eleição e deve ser ingerida abundantemente ao longo do dia.
Antes do treino (3 a 4h antes):
Alimentos ricos em hidratos de carbono e alta digestibilidade, pobre em gorduras e proteínas. Boas fontes são o arroz, massa, batata ou pão de mistura. Ex.: pão de mistura, fruta, água.
Durante o treino:
Bebida com mistura de glicose, sacarose e frutose para retardar a fadiga.
Após o treino:
A refeição deverá ser pequena, de preferência preparados líquidos. Ex.: leite achocolatado, um pão ou 6 bolachas do tipo Maria.

Nutricionista: Dra. Margarida Meneses

Sem comentários: