21/03/11

Art. 33 Contacto: Princípios gerais


Achei por bem publicar uma parte importante do actual livro de regras oficiais de Basquetebol, que parece estar esquecida, quer por alguns árbitros, quer por algumas pessoas que gostam de chamar nomes aos árbitros.

"Posição legal de defesa
Um jogador defensor tem estabelecida uma posição legal de defesa inicial, quando:
• Está de frente para o seu adversário, e 
• Tem os dois pés no solo.
A posição legal de defesa prolonga-se verticalmente sobre o jogador (cilindro), do solo até ao tecto. Ele pode erguer os seus braços e mãos sobre a sua cabeça ou saltar verticalmente, mas deve mantê-los numa posição vertical dentro do cilindro imaginário.
 
Defesa ao jogador com posse de bola
Ao defender um jogador que detém (segura ou dribla) a bola, os elementos de tempo e distância não se aplicam.
O jogador com bola deve esperar ser defendido e deve estar preparado para parar ou mudar de direcção sempre que um adversário assuma uma posição legal de defesa inicial à sua frente, mesmo que o faça numa fracção de segundo.
O jogador defensor deve estabelecer uma posição legal de defesa inicial sem provocar contacto antes de assumir a sua posição.
Uma vez que o jogador defensor tenha estabelecido uma posição legal de defesa inicial, pode mover-se para defender o seu adversário, mas não pode estender os seus braços, ombros, ancas e pernas para impedir que o driblador o ultrapasse.
Ao julgar uma situação de carga/obstrução, envolvendo um jogador com bola, um árbitro deve utilizar os seguintes princípios:
• O jogador defensor deve estabelecer uma posição legal de defesa inicial de frente para o jogador com posse de bola e com os dois pés no solo.
• O jogador defensor deve permanecer parado, saltar verticalmente, mover-se lateralmente ou para trás, de modo a manter a posição legal de defesa inicial.
• Ao mover-se para manter a posição legal de defesa inicial, um pé ou ambos podem momentaneamente deixar o solo, desde que o movimento seja lateral ou para trás, mas não em direcção ao jogador com bola.
• O contacto deve ocorrer no torso, sendo assim considerado que o jogador defensor chegou primeiro ao local do contacto.
• Tendo estabelecido uma posição legal de defesa, o jogador defensor pode girar dentro do seu cilindro, para evitar uma lesão.

Em qualquer das situações acima descritas, deve ser considerado que o contacto foi provocado pelo jogador com bola.

Defesa ao jogador sem posse de bola
Um jogador sem posse de bola tem direito a mover-se livremente no campo de jogo e assumir qualquer posição ainda não ocupada por outro jogador.
Ao defender um jogador sem posse de bola, os elementos de tempo e distância devem aplicar-se. Um jogador defensor não deve assumir uma posição tão próxima e/ou tão rapidamente no caminho de um adversário em movimento, que o impeça de ter tempo ou distância suficiente para parar ou mudar de direcção.
A distância é directamente proporcional à velocidade do adversário, mas nunca será menos de um (1) nem mais de dois (2) passos normais.
Se um jogador defensor não respeita os elementos de tempo e distância ao assumir a sua posição legal de defesa inicial e tem lugar um contacto com um adversário, será ele então o responsável pelo contacto.
Uma vez que o jogador defensor tenha estabelecido uma posição legal de defesa inicial, pode mover-se para defender o seu adversário. O jogador defensor não pode estender os seus braços, ombros, ancas e pernas no trajecto do adversário, impedindo-o de passar, mas pode girar dentro do seu cilindro para evitar uma lesão.
(...)
Bloqueio: Legal e ilegal
Um bloqueio é uma tentativa de atrasar ou impedir um adversário sem bola de alcançar uma posição pretendida no campo de jogo.
O bloqueio é legal quando o jogador que bloqueia um adversário:
• Está parado (dentro do seu cilindro) quando ocorre o contacto.
• Tem os dois pés no solo quando ocorre o contacto.
O bloqueio é ilegal quando o jogador que bloqueia um adversário:
• Está a mover-se quando ocorre o contacto.
• Não concedeu a distância suficiente ao estabelecer o bloqueio fora do campo de visão de um adversário parado quando ocorre o contacto.
• Não respeitou os elementos de tempo e distância de um adversário em movimento quando ocorre o contacto.
Se o bloqueio é estabelecido dentro do campo de visão de um adversário parado (frontal ou lateral), o bloqueador pode estabelecer o bloqueio tão próximo dele quanto pretenda, desde que não haja contacto.
Se o bloqueio é estabelecido fora do campo de visão de um adversário parado, o bloqueador deve conceder ao adversário o espaço suficiente para este dar um (1) passo normal em direcção ao bloqueio, sem que haja contacto.
Se o adversário está em movimento os elementos de tempo e distância devem aplicar-se. O bloqueador deve conceder ao adversário o espaço suficiente para que o jogador que está a ser bloqueado possa evitar o bloqueio, parando ou mudando de direcção.
A distância necessária nunca deve ser inferior a um (1) nem mais do que dois (2) passos normais.
Um jogador que é legalmente bloqueado é responsável por qualquer contacto com o jogador que estabeleceu o bloqueio.
 
Carga
Carga é um contacto pessoal ilegal, com ou sem bola, empurrando ou movimentando-se em direcção ao torso do adversário."

Sem comentários: